sábado, 13 de outubro de 2012

Currículo formal, real e oculto

     No Brasil as discussões sobre currículo iniciaram a partir dos anos de 1920 e 1930 influenciados por diferentes teorias, principalmente as dos Estados Unidos.
     A partir da Primeira Guerra Mundial a educação passa a ser vista como a principal responsável pela melhoria social e do bem estar coletivo. Assim o indivíduo passa a ser visto como resultado de múltiplas influências do ambiente social.
     Nas décadas de 60 e 70 predominam as ideias técnicas e o currículo passou a ser tomado como algo imutável, técnico e burocrático, isto por influência da burocracia. Ainda nestas décadas realizaram-se vários estudos identificando 3 níveis de currículo, que segundo Silva (2003) são:

Currículo Formal: é o determinado pelo governo. É através deste currículo que se baseia o que será ensinado na escola de forma real. É estruturado por diretrizes normativas prescritas institucionalmente, sua intenção é dar uma base nacional comum a educação, destacando uma abertura a influências regionais, como aponta a LNB 9394/96:

“Art. 26. Os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional
comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por
uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da
cultura, da economia e da clientela.”

Currículo Real: é constituído pela prática do ensino do professor e o que está sendo aprendido pelos alunos, assim o currículo real é o segundo passo no ensino, ele é a contextualização do Currículo Formal. Uma característica deste tipo de currículo é que ele pode ser mudado. De acordo com a percepção de ensino dos professores pode se mudar de estratégia a fim de que os alunos possam aprender mais.

Currículo Oculto: é tudo que o aluno aprende no meio social escolar, tudo que interfere significativamente no aprendizado do aluno, como cultura, religião, poder aquisitivo. A final mesmo que se tenha o Currículo Forma para nortear a escola e os professores, cada aluno é único.

     Segue alguns links de videos do Youtube para ajudar no estudo.
http://www.youtube.com/watch?v=WzBcE9QsW1g&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=rXwTGJupORg&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=7O4VgWLXEdY&feature=related

Para Ilustrar
Curríulo Formal.



Currículo Real.
 
 
 
Currículo Oculto.
 

26 comentários:

  1. Boa noite pessoal, gostaria de abrir uma discussão sobre como o currículo pode ajudar, ou atrapalhar nos processos de aprendizagem do aluno e até que ponto o pedagogo, ou professor podem interferir no currículo Formal, alterando o mesmo.

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    1. Acredito que todos responsáveis pelo processo de aprendizagem tenham autonomia para interferir no currículo formal desde que haja um ou mais objetivos específicos que possa atender as necessidades pedagógicas dos alunos. Na minha opinião, o currículo deve ser um instrumento que não pode ser engessado, tem que ser revisto de tempos em tempos até porque com tantas ferramentas pedagógicas disponíveis em forma de tecnologias móveis, pode-se tornar o currículo e a escola consequentemente, mais atraentes.

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  2. Ola Marina, gostei muito da explicação sobre currículo, consegui entender melhor o assunto lendo o seu Blog.

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  3. qual é a referência de SILVA (2003) ??

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  4. Boa Noite!
    Que explicação maravilhosa, muito obrigado.

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  5. explicação maravilhosa,só agora consegui entender,obrigada

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  6. Concordo com Roberto muito boa suas definições.saindo para fazer uma prova de concurso p professor da educação infantil.

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  7. Este comentário foi removido pelo autor.

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  8. Cada professor conhece as necessidades dos seus alunos e deve suprí-las, se no currículo constar coisas que dificultam o seu ensino, n pode alterar mas sim saber relacionar com o meio em q ele se encontra!
    Por exêmplo professores q ensinam nas zonas rurais e na aula de leitura tem de falar do mar, como os alunos n conhecem podemos relacionar com o rio q é algo conhecido por todos e assim ensinamos e ao mesmo tempo seguimos as normas!

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  9. Obrigado não conseguia entender a difença mas agora tudo está claro, obrigado

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  10. Gostaria que me explicasse as figuras a cimar

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  11. Uma explicação clara e resumida, facilitando o entendimento. As imagens falam por si, perfeito. Obrigada!

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  12. Qual currículo implica uma demanda de valores reais,efeitos multiplicados nós contextos educativos?

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  13. Concordo com a Kátia Tupinambás

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